taxisfoz1

Foz do Iguaçu terá mais 40 novas concessões de táxis a partir de 2014

A partir de janeiro de 2014, Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, terá mais 40 novas concessões de táxis. A mudança na redação do projeto de lei que regulamenta o serviço foi aprovada em segunda discussão pelos vereadores na sessão desta terça-feira (17). Com a alteração, a cidade pretende atingir o índice de um veículo para cada 600 habitantes. O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Reni Pereira (PSB).

A iniciativa prevê ainda que ao menos 1% da frota de táxis – que passará dos atuais 376 veículos para 416 – deverá ser adaptada para usuários cadeirantes, idosos, gestantes e obesos. Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Foz do Iguaçu, Marcílio de Oliveira Martins, conforme o que já vem sendo praticado na cidade terão prioridade na concessão os funcionários de quem táxis e os taxistas mais antigos.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2013/12/foz-do-iguacu-tera-mais-40-novas-concessoes-de-taxis-partir-de-2014.html

close up on a yellow taxi cab sign

Projeto propõe aumento da frota de táxis em Foz do Iguaçu

Em tempos do serviço Uber, aplicativo que disponibiliza motoristas autônomos em carros de luxo, está tramitando na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, projeto de lei que pode permitir a abertura de 15 novas vagas para a execução do serviço de transporte de táxi na cidade.

A proposta é de alteração no número de permissões, que hoje é de um táxi para 600 habitantes, para um taxi por 500 habitantes. O objetivo é que o município possa operar com o número máximo de veículos por habitante com base no censo demográfico oficial do IBGE –Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A licitação lançada no fim de 2014, foi finalizada em maio desse ano. As permissões, de 20 anos de trabalho, para os 56 carros convencionais e quatro adaptados estão sendo emitidas de acordo com a apresentação dos veículos no Instituto de Transporte e Trânsito. Também, os motoristas que já trabalhavam, estão fazendo a regularização e obtendo a permissão para seguir trabalhando pelas próximas duas décadas.

A abertura de 15 novas vagas, vai implicar no lançamento de um novo edital de licitação. Também atenderá a reivindicação da categoria, que defende a ampliação no número de carros prestando esse serviço. Vai ainda, dar oportunidade aos trabalhadores que estão há muito tempo na área e pretendem ser donos do próprio carro e da concessão, participarem da licitação. Lembrando que todo esse processo é feito com base no quesito de melhor proposta técnica e apresentação de toda a documentação exigida.

Com a realização da última licitação a frota de táxi do município passou de 379 para 439 permissões, distribuídos em 69 pontos. Além disso vai permitir ampliar o número de trabalhadores que atuam de forma direta nesse serviço, para cerca de mil motoristas. Se permitida a licitação para as 15 novas permissões, será possível aumentar o número de carros em pontos onde existe demanda, como também ampliar o número de pontos distribuídos pelo município. (Com AMN)

Fonte: http://portaliguacu.com.br/noticias-gerais/projeto-propoe-aumento-da-frota-de-taxis-em-foz-do-iguacu-5586